Não se preocupe! Nós vamos auxiliar você a entender melhor todo este processo.
Todos os anos, milhares de brasileiros são pegos pelo pente fino da Receita, seja por incompatibilidade das informações fornecidas ou por omissão de dados. Na maioria dos casos, enviar uma retificação ao fisco é o suficiente para regularizar a situação perante a Receita Federal.
Entretanto, existem também outras situações que podem acarretar em multas para o contribuinte, por exemplo, e para aqueles que possuem IR a ser pago, a multa pode chegar a 20% sobre a quantia devida de imposto a pagar.
Como saber se caí na malha fina?
Existem duas maneiras para saber se caiu na malha fina, acesse o portal do e-CAC e procure pela opção de "Gerar Código de Acesso". Esse código permite o seu acesso à plataforma do e-CAC, onde você encontra disponível todas as informações sobre a sua declaração do Imposto de Renda e a situação fiscal do seu processo.
É através da plataforma do e-CAC, na aba de "Processamento da Declaração", que você vai encontrar a aba "Situação". Caso esteja marcada "Com Pendência", significa que você foi "pego" pelo pente fino do Leão.
Caso não constem erros nas suas informações, o motivo pelo fisco ter "apreendido" a sua declaração pode ser a falta de documentação, que também pode ser resolvida facilmente e tudo o que você precisa fazer, neste caso, é agendar uma visita presencial ao fisco para a entrega dos documentos pendentes.
Acesse nosso site e fique por dentro das dicas e notícias do mundo contábil!

